PCHS ( Programa de Controle Higiênico Sanitário) é obrigatório para todas as empresas que fabricam, comercializam ou transportam alimentos, fármacos e cosméticos, independente do número de funcionários.

Com o objetivo de atender as normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, o programa completo compreende a realização de um estudo envolvendo análises microbiológicas ambientais, das mãos, dos alimentos, fármacos e cosméticos, e a realização de uma auditoria técnica complementar a estas análises. Inclui a elaboração do manual de boas práticas de manipulação e o treinamento para implantação das rotinas descritas, conforme Resoluções do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

I – DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA
Inicialmente será realizado um levantamento para reconhecimento das condições das instalações sanitárias do estabelecimento. Como resultado do levantamento será elaborado o programa que constara ainda de:

a) Visita Técnica de Inspeção - (VTI)
Realizada por profissional especializado em microbiologia, a inspeção higienico-sanitária das dependências do estabelecimento visa apontar e corrigir os procedimentos relacionados à estrutura, ao layout, às condições de recebimento, manipulação, armazenamento e distribuição dos produtos.
Esta visita técnica poderá ser desenvolvida em qualquer período da produção, a qualquer hora, com vistas ao entendimento do panorama produtivo. Com o aspecto surpresa da inspeção, pretende-se detectar os problemas, como riscos à saúde coletiva, em momentos distintos, sem a acomodação natural dos manipuladores de alimentos, fármacos ou cosméticos e chefes diretos.
As datas das VTIs, portanto não são divulgadas antecipadamente. Em cada VTI será emitido relatório da situação verificada, em duas vias.

b) Reunião Técnica - (RT)
A reunião técnica ocorrerá, segundo cronograma a ser definido com cada setor e com periodicidade estabelecida no contrato, entre profissionais da Biomédic e funcionários da unidade da contratante. Visa o desenvolvimento intelectual e técnico dos manipuladores de alimentos, fármacos ou cosméticos, podendo apresentar direcionamentos específicos como: Apresentação e discussão sobre fita de vídeo e slides; palestras; mini-curso; mesa redonda para discussão de problemas e apresentação de sugestões para melhorias; e outros, caracterizando um treinamento específico e obrigatório pela atual legislação.

c) Responsabilidade Técnica
A responsabilidade técnica na prestação de serviço perante a lei, restringe-se ás operações ou atividades desenvolvidas pelos consultores ou auditores, enquanto agentes orientadores nos serviços específicos.
Como ocorre na Medicina e na Odontologia, ao profissional orientador cabe a responsabilidade da orientação, e não do cumprimento destas, por parte do elemento contratante, naqueles casos os pacientes, nestes os clientes.

d) Certificado Biomédic de Acompanhamento
As unidades de produção, inscritas e participantes do sistema, terão direito à exposição de certificado de acompanhamento da produção, o qual será substituído anualmente. Este certificado será de propriedade do BIOMÉDIC devendo ser devolvido quando solicitado.

II - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAÇÃO DO PCHS
Cópia do alvará da empresa Cópia dos controles referente ao controle de qualidade já existentes Cópia do manual de boas práticas (se possuir) Cópia da planta baixa ou croqui do estabelecimento (indicar o nome das dependências) Relação dos equipamentos existentes Relação dos produtos fabricados Relação de fornecedores de matérias-primas (ou produtos acabados), relacionando o fornecedor com o respectivo produto. III - PROVIDÊNCIAS
A empresa deverá observar ainda às seguintes providências:
•Encaminhamento dos funcionários para os treinamentos realizados na Biomédic.
•Acatar as determinações do coordenador do programa quanto à adequação dos EPI’S.

IV - CONSIDERAÇÕES GERAIS E TREINAMENTOS
A documentação (fichas de inspeção, implantação, análise microbiológica, atas de reunião), deverá ser mantida em pasta na empresa.
O programa compreende também Orientação Preventiva que deverá ser desenvolvida em conjunto com a equipe técnica, onde são sugeridas algumas palestras de orientação que serão ministradas no auditório do Biomédic.
Para a participação nos treinamentos e palestras deverá ser feito o agendamento com antecedência mínima de 15 dias via Fax, de acordo com o calendário anual de treinamento do PCHS constante deste site.

Os temas obrigatórios no treinamento são:
•Saúde Pública
•Hig. Manipuladores
•Microbiologia Geral
•Manual de Boas Práticas
•Legislação sobre UAN-Unidade de Alimento e Nutrição
•Legislação sobre UP-Unidade de Produção (fármacos e cosméticos)

Grupo Biomédic - Rua Amélia Eugênia, 264 - Centro - Diadema - São Paulo - CEP: 09911-260 - Tel.: 4044-3777